.:: A NOITE - 2010 ::.



                                                               AC Costa e Brisa Morena em: A Noite.

A Noite é um esboço dramático pelo Inglês dramaturgo Harold Pinter, apresentado como um dos oito curtas obras dramáticas sobre casamento no programa de duplas mistas: um entretenimento em casamento no Comedy Theatre, de Londres , em 9 de abril de 1969; dirigido por Alexander Doré, esta produção inclui estoque Nigel como o Homem e sua primeira esposa de Pinter, Vivien Merchant, como a Mulher.  Ele substituiu outro esboço realizado anteriormente no programa 'Nós que estão prestes a ...' no Teatro Hampstead Clube de fevereiro,1969.
Este esboço dramático é um duologue entre um casal "em seus quarenta anos"  Como se "sentar-se com o café"  eles recordam sobre quando se conheceram e se apaixonaram durante a sua juventude. O tom do desenho é ao mesmo tempo delicadamente cômico e melancólico, como Pinter expõe algumas disjunção presente emocional entre os personagens através de seu diálogo sobre o seu passado, que eles se lembram de forma diferente. Eles têm pelo menos uma criança, como a mulher pensa que ela "ouviu um choro de criança, [...] uma criança, acordar" em sua casa, enquanto o marido responde: "Não havia nenhum som. [...] A casa está em silêncio"
Noite foi um dos sketches incluídos no Sketches II, o segundo de um programa em duas partes, produzido em 8 (I) e 11 de Fevereiro de 2002 (II), no Teatro Lyttelton , Royal National Theatre , em Londres ("Sketches", haroldpinter . org).
Também foi produzido novamente como parte de pessoas de Pinter , no Teatro de Haymarket , em Londres, correndo por quatro semanas com início em 30 de janeiro de 2007.
Foi publicado pela primeira vez com duas peças de Pinter um ato Paisagem (1968) e O silêncio (1969), por Methuen, em Londres, em 1969, e pela Grove Press, em Nova York, em 1970. Em 2010 os atores AC Costa e Brisa Morena estiveram na montagem na Escola de Tetro da UFBA. 








                                                              TRECHO DA PEÇA “A NOITE”


H- Você se Lembra daquela vez no rio?

M- Quem vez?

H - Á primeira vez. Na ponte. O começo, na  ponte (Pausa)
   
M- Não consigo me lembrar.

H- Na ponte. Nós paramos, e olhamos para o rio. Era noite. Tinha luzes na margem. A gente estava sozinho. Eu pus minha mão na tua cintura. Você se lembra? Pus minha mão por baixo do teu casaco. (Pausa)

M- Era inverno?

H- Claro que era inverno. Foi quando agente se encontrou. Foi nosso primeiro passeio. Deste passeio você se lembra?

M- Eu me lembro do passeio. Eu me lembro do passeio com você.

H- A primeira vez? Nosso primeiro passeio?

M- Sim é claro. Eu me lembro dele. ( Pausa) Nós caminhamos pelo campo, nós atravessamos algumas cercas, nós chegamos num canto e ficamos juntos da cerca.
  
H- Não. Foi na ponte que nós paramos. (pausa)

M- Então foi outra pessoa.

H- Que besteira.

M- Foi outra mulher.

H- Faz muito tempo. Você se esqueceu. (Pausa) Eu me lembro da luz sobre a água.

M - Você estava junto da cerca e segurou o mês rosto com suas mãos. Você foi muito gentil. Muito atencioso. Você me acariciou. Seus olhos procuravam meu rosto. Eu estava querendo saber que era você. Eu estava querendo saber o que você ia fazer.
    
H - A gente se encontrou numa festa. Você não concorda com isto?

M - Que é que foi isso?

H- Isso o que?

M- Eu pensei ter ouvido uma criança chorando.

H- Não tem barulho nenhum.

M- Eu pensei ter ouvido uma criança chorando, acordando.

H- A casa está em silêncio. (Pausa) É muito tarde. Ainda estamos sentados aqui. Nós já devíamos estar na cama. Tenho que acordar cedo, amanhã. Tenho muitas coisas pra fazer. Por que você quer discutir:?

M- Eu não quero discutir. Eu não estou discutindo. Eu quero é ir para a cama. Também tenho coisas para fazer. Tenho que acordar cedo amanhã. (Pausa)

H- A festa foi na casa de John. Você conhecia  ele. Eu só conhecia  ele de vista. Eu conhecia mesmo a mulher dele. Foi lá que eu encontrei você. Você esta em pé junto da janela. Eu sorri pra você e para minha surpresa, você também sorriu pra mim. Você gostou de mim. Eu fiquei admirado. Você me achou atraente. Mais tarde você me disse isto. Você gostou de meus olhos.
     
M- E você gostou dos meus. (Pausa) Você pegou minha mão. Me  perguntou quem eu era e o que fazia. E se eu estava percebendo que você estava segurando a minha mão, que seus dedos estavam apertando os meus e que seus dedos estavam entre os meus.
   
H- Não. Nós paramos na ponte. Eu estava atrás de você. E eu pus minha mãos por baixo do teu casaco. Na tua cintura. Você sentiu minha mão em você.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curta Metragem cicatriz Direção Davi Caires março 2016 ( personagme Duque Ator: AC Costa )